Índice deste artigo:

PróstataO que é prostatite?

As prostatites envolvem um grupo de doenças da próstata que mistura processos infecciosos causados por bactérias, casos em que existe inflamação sem invasão bacteriana, e casos sem infecção ou inflamação em que o paciente refere apenas dor na região pélvica e perineal.

 

Quais as causas?

As prostatites bacterianas geralmente resultam da invasão da próstata por germes intestinais do próprio paciente. Eles podem atingir a próstata por dois caminhos: através de vasos linfáticos, que são delicados canais que conectam o intestino à próstata, ou através do próprio canal uretral após essas bactérias colonizarem o períneo e a genitália externa.

 

Quais os sintomas?

As prostatites infecciosas de causa bacteriana costumam apresentar febre alta, tremores, prostração e mal-estar geral de início repentino, que simula mesmo um quadro gripal. Paralelamente surgem também sintomas urinários como dificuldade, ardor para urinar e aumento da frequência miccional. Quando o quadro infeccioso é crônico (prostatite crônica), surge apenas um leve desconforto na região baixa do abdome e no períneo e ardor para urinar. Apesar desse quadro mais insidioso, as prostatites bacterianas crônicas costumam recorrer em até 40% dos casos.

 

Existe uma faixa etária mais acometida por essa doença?

Sim. Cerca de 15% dos homens irão apresentar um quadro de prostatite durante a vida e geralmente homens entre os 30 e 50 anos são mais acometidos. Por motivos ainda desconhecidos, existe uma frequência maior em homens da raça branca.

 

Essa doença é transmissível?

Não. As prostatites não são recebidas nem transmitidas por contato sexual. Por esse motivo não há necessidade de tratamento da parceira.

 

Pode causar câncer?

Não. As prostatites bacterianas não têm qualquer relação com a incidência de câncer da próstata ou mesmo de hiperplasia benigna da próstata.

Publicidade