Índice deste artigo:

priapismo

O que é o Priaprismo?

Para melhor entendimento, é necessário explicar, de modo simplificado, que o pênis tem duas estruturas eréteis: os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. A ereção é o resultado da modificação do fluxo sanguíneo para essas estruturas, promovendo enchimento dessas pelo sangue. Para a ereção normal, essa modificação do fluxo de sangue é mediada por estímulos nervosos provenientes do sistema nervoso central, e esses estímulos são desencadeados pela estimulação sexual.

Então, priapismo é a denominação dada ao quadro clínico em que há uma ereção peniana permanente, usualmente dolorosa, sem estímulo ou sensação sexual. Geralmente acomete apenas os corpos cavernosos.

 

Quais as causas?

As causas de priapismo são, em ordem de frequência: uso de drogas ilícitas (cocaína), abuso da ingestão de álcool, medicamentos (antidepressivos, tranquilizantes, ansiolíticos, anticoagulantes), injeção peniana de medicamentos para tratamento de disfunção erétil, trauma genital ou perineal, doenças hematológicas (como anemia falciforme e leucemia), lesões ou compressões da medula espinhal, metástases (neoplasias da próstata, bexiga, pulmões, rins e pênis).

Publicidade