Índice deste artigo:

AIDSO que é AIDS?

A síndrome da imunodeficiência adquirida, também conhecida como AIDS ou SIDA, consiste no enfraquecimento do sistema imune do corpo devido à infecção pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).

Os primeiros casos de AIDS foram relatados há cerca de 20 anos e desde então o conhecimento sobre os mecanismos que desencadeiam esta terrível doença têm andado a passos largos.

Hoje, sabe-se que o vírus se instala dentro de componentes estratégicos do sistema imune, os linfócitos T, responsáveis pela coordenação da defesa do organismo. Utilizando o sistema reprodutivo da célula hospedeira, o HIV replica a si próprio várias vezes. Após destruir a célula, ele se desloca para infectar outras células T, reiniciando o ciclo e deixando o corpo cada vez mais vulnerável às infecções oportunísticas (IO).

A infecção mais comum é a pneumonia por Pneumocystis carinii. O Sarcoma de Kaposi, um tumor raro, também é comum em vítimas da AIDS. Algumas vezes, o início de uma destas infecções é o primeiro sinal da presença da AIDS. A infecção do sistema nervoso central pelo vírus pode causar vários distúrbios mentais.

 

aids

Ilustração: Carol Juste

Publicidade