Índice deste artigo:

homem-de-camisa-social-azul-com-as-maos-no-coracao-infarto

O coração não é considerado um dos principais órgãos do corpo humano por acaso. Como função básica e primordial, ele deve bombear sangue para todo o organismo, mantendo os demais órgãos vivos e permitindo que tudo funcione harmonicamente. Mas e quando há algo de errado com a estrutura do coração? O que pode acontecer nestes casos?

Historicamente, as cardiomiopatias ou miocardiopatias são consideradas todas as doenças que afetam o músculo cardíaco, chamado de miocárdio, e que não são causadas por outros fatores, como doenças valvulares, cardiopatias congênitas, hipertensão arterial, doença coronariana (doença isquêmica) e doenças do pericárdio (membrana que reveste o órgão), sem comprometimento do epicárdio, que é uma camada mais externa do coração.

Amanhã (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração. Que tal saber mais sobre as miocardiopatias hipertróficas, conhecidas por serem a principal causa de morte súbita em atletas jovens e adultos? Confira a entrevista com a cardiologista e membro da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC), Claudia Fragata.

Publicidade