Índice deste artigo:

mulher-de-cabelo-curto-com-a-mao-no-pescoco

A psoríase é uma doença da pele e das articulações, mediada pelo sistema imunológico e que depende da influência de fatores genéticos e ambientais para ser desencadeada. É uma doença comum e estima-se que acometa cerca de 3% da população mundial. Segundo o dermatologista Jackson Machado Pinto, não tem predileção por sexo ou idade e não é uma doença contagiosa.

O dermatologista explica que, em alguns casos, se consegue uma história de comprometimento de mais de uma pessoa da mesma família, mas ainda não se conseguiu estabelecer um padrão de herança. "Sabe-se que há nove genes identificados até o momento e que podem ser responsáveis por alguns dos tipos de psoríase. É possível que no futuro outros genes sejam identificados e definitivamente implicados na causa da doença", diz ele.

Existem diversos tipos:

- A psoríase em placas se caracteriza por manchas vermelhas e descamativas que podem acometer qualquer parte da pele, couro cabeludo e unhas.

- A psoríase gutata aparece como pequenas manchas, em forma de gotas, vermelhas e descamativas, muitas vezes após uma infecção respiratória.

- A psoríase pustulosa pode ser localizada nas palmas e plantas ou ser generalizada. Há, ainda, a forma eritrodérmica, que se caracteriza por acometimento de mais de 80% da superfície corporal. Existem, ainda, subvariedades dessas formas, cuja diversificação tem interesse apenas acadêmico.

Publicidade