Índice deste artigo:

diabetes-exame

A diabetes é uma doença crônica séria e é considerada silenciosa, já que seus sintomas podem passar despercebidos. São eles: boca seca, sede excessiva, aumento da frequência urinária, principalmente no período noturno, perda de peso (em alguns casos mais intensos), tonturas, borramento visual, infecções de repetição (pele, urina, boca, etc.), corrimento e/ou coceira na região genital das mulheres pelo aumento da predisposição do desenvolvimento de infecções fúngicas (ex.: candidíase).

Esses sintomas podem ser imperceptíveis pelo paciente e, por isso, existem pessoas que passam anos convivendo com a diabetes sem o diagnóstico, e quando a descobrem já apresentam complicações importantes da doença, tais como: perda da visão, diminuição da função dos rins, perda das sensações nervosas (ex.: térmicas, dolorosas, táteis, do equilíbrio...) dos membros superiores e inferiores e doenças arteriais obstrutivas diversas.

É considerado diabetes quando a pessoa, ao fazer exames laboratoriais de rotina, constata uma glicemia de jejum acima de 125 mg/dl. Porém, os médicos vêm chamando a atenção dos pacientes para a pré-diabetes, que é quando a pessoa, em jejum, fica com a glicemia entre 100 e 125 mg/dl ou glicemia fora do jejum (também chamada de pós-prandial) com valores entre 140 e 199 mg/dl.

Publicidade