Índice deste artigo:

Gastroenterite viral: saiba o que é

A gastroenterite viral é uma inflamação que ocorre em porções variadas do estômago e intestino, causada por um vírus. Ela atinge todas as faixas de idade, no entanto as crianças e os idosos podem ser mais acometidos por conta de particularidades em seu sistema de defesa.

Os extremos etários também são mais vulneráveis à desidratação (e, portanto, a quadros mais graves) devido à distribuição peculiar da água nos diversos compartimentos do corpo.

Acompanhe a entrevista do gastroenterologista Magno Veras e saiba mais sobre a doença.

 

Quais as suas causas?

A gastroenterite pode ser ocasionada por alguma bactéria, parasitas, intoxicação, uso de antibióticos, alergia, etc., mas, como estamos falando de gastroenterite viral (a mais comum), o agente causador é um vírus (tipo específico de micro-organismo que adere ou interfere nas células intestinais, causando alteração da função intestinal de absorção, maior secreção de água e ainda interferindo na motilidade intestinal). Existem inúmeros tipos de vírus que causam esta inflamação.

 

Quais os seus sintomas?

São cinco sintomas principais: diarreia, vômitos ou náuseas, dor abdominal, falta de apetite e febre. No entanto, nem sempre ocorrem todos esses sintomas. Podem ocorrer ainda fadiga e dores musculares.

Publicidade