Índice deste artigo:

pubalgiaO que é pubalgia?

É uma dor que sentimos na região púbica (sínfise púbica) – lembre-se dos pelos púbicos, principalmente quando movimentamos essa área durante a prática de uma atividade física. É decorrente de microtraumatismos provocados por repetições. Também podemos sentir essas dores na região da parte interna da coxa (adutores). Em estágios mais avançados da pubalgia, até para tossir sente-se a dor.

 

Quem tem mais propensão a ter pubalgia: homens ou mulheres?

A única evidência de que os homens têm mais propensão talvez seja devido à intensidade dos exercícios realizados. E pelo maior número de homens praticantes de futebol e corrida de longa distância. Os praticantes desses dois esportes (futebol e corrida de fundo) apresentam uma incidência maior para esta patologia.
 

Que tipos de exercícios podem causar a dor nessa região?

Em geral os exercícios que trabalham demasiadamente a sínfise púbica ou a região baixa do abdome. Ex.: chutar uma bola repetidas vezes (futebol), pedalar (ciclismo), exercícios abdominais em quantidades elevadas, etc.

Se formos pensar no futebol, também há uma incidência maior da pubalgia nos jogadores que “tocam” mais vezes na bola. Por exemplo: os jogadores que sempre batem escanteios e cobram faltas. A probabilidade é maior. Quando falamos em atletas de corrida, a incidência maior é nos atletas que se condicionam sem um programa específico, não realizam um trabalho “complementar” (musculação, alongamento, etc.).

 

Apenas exercícios físicos causam dor ou há outras patologias que podem resultar nestes sintomas?

Há uma infinidade de possibilidades que podem resultar em dor nesta região e que muitas vezes se confundem com a pubalgia, por isso a necessidade de um diagnóstico diferencial: hérnia inguinal, distensão abdominal ou em adutores, lombalgias, infecções urinárias, prostatite e outras.

Publicidade