Índice deste artigo:

Doença de CrohnO que é a doença de Crohn?

É uma doença inflamatória do intestino, de causa ainda desconhecida, que pode acometer todo o tubo gastrointestinal, desde a boca até o ânus. É uma doença autoimune, na qual o indivíduo produz anticorpos contra suas próprias células da mucosa intestinal, causando uma inflamação crônica que produz espessamento da parede intestinal, ulceração e sangramento. O segmento do intestino mais acometido é o intestino delgado, principalmente o íleo terminal.

 

Quais suas características?

A doença de Crohn acomete todo o tubo digestivo, diferentemente da retocolite ulcerativa, que acomete apenas o intestino grosso. Manifesta-se geralmente em dois picos de idade, no jovem e no idoso. Relaciona-se a outras doenças autoimunes e pode ser desencadeada por infecções, intoxicação alimentar e situações de stress. É comum ocorrer entre os judeus, em países industrializados e é agravada pelo uso do tabagismo.

 

Quais seus sintomas?

O sintoma mais comum é a diarreia, que pode ser mucopurulenta e pode também conter sangue. Os indivíduos apresentam emagrecimento, anemia, cólicas intestinais e a diarreia pode ser acompanhada de urgência e episódios de incontinência. Podem ocorrer manifestações extraintestinais, como artrite, uveíte, dores ósseas, principalmente na região da bacia e osso sacro, manifestações cutâneas (eritema nodoso), levando a retardo do crescimento em crianças e desnutrição. Outra manifestação extraintestinal grave é a colangite, ou inflamação dos ductos biliares.

Publicidade