Índice deste artigo:

infecção cruzadaO que é infecção cruzada?

Esse tipo de infecção é denominado dessa maneira por acontecer uma infecção, por exemplo, bacteriana em um paciente que já apresente uma infecção fúngica nas unhas, tanto do pé quanto da mão. A onicomicose, que é o termo técnico de micose nas unhas, serve como uma porta de entrada para o paciente adquirir outras infecções, principalmente na região das pernas, como uma celulite ou uma erisipela, no caso de infecção das unhas do pé.

 

Como se contrai?

A contaminação acontece pelo fato da micose das unhas servir como um meio propício para o surgimento de outros organismos, como as bactérias, por esse motivo que as micoses de unhas devem ser tratadas adequadamente, mesmo que não exista um sintoma específico.

 

Tirar cutícula aumenta as chances de se contrair uma infecção cruzada?

Sim, o ato de retirar a cutícula facilita a entrada de qualquer organismo vivo. A cutícula é uma barreira de proteção para a unha e deve ser mantida.



Que doenças a infecção cruzada na unha pode causar?

Como já disse, as infecções possíveis de acontecer em quem apresenta micose de unha são infecções bacterianas que necessitam de tratamento rápido com medicação – às vezes venosa –, que são a celulite ou a erisipela, que normalmente atinge os membros inferiores.

Publicidade