Índice deste artigo:

diabetes tipo 1O primeiro estudo multicêntrico de diabetes tipo 1 no Brasil, realizado em dois anos com 3.591 pacientes de 28 cidades brasileiras, mostrou que apenas 15% dos diabéticos têm seu nível de glicemia (taxa de açúcar no sangue) bem controlado. Vale lembrar que esse tipo de diabetes atinge crianças e jovens e pode, se não detectado e tratado, levar a óbito.

Segundo o Dr. Luis Eduardo Calliari, professor da faculdade de medicina da Santa Casa de São Paulo e um dos participantes da pesquisa, um paciente com essa doença deve, além de realizar medições frequentes da taxa de glicemia, aplicar insulina de duas a quatro vezes no dia. "Isso porque, quando a glicemia é muito alta no sangue, as complicações crônicas surgem. Essa alteração é potencialmente grave para alguns órgãos, em especial para o rim (insuficiência renal), olhos (cegueira) e nervos periféricos, com formigamentos e perda de sensibilidade", explica. Para ele, sem esse controle, a qualidade de vida do paciente piora muito. "A longo prazo, também podem aparecer problemas nos vasos grandes e causar hipertensão arterial e AVC", completa.

Ainda de acordo com o levantamento, que teve apoio da Fundação Oswaldo Cruz, da Sociedade Brasileira de Diabetes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, a maioria dos pacientes, 71,5%, teve o diagnóstico antes dos 15 anos e cerca de 20% antes dos 5 anos.

Publicidade