Índice deste artigo:

Sede excessivaSede normal X Sede excessiva

É muito importante entender a diferença entre sede normal e sede excessiva. Sede é uma sensação de defesa em resposta a determinados estímulos originados dentro do próprio organismo e não do meio ambiente. Os estímulos que desencadeiam essa sensação são detectados por receptores existentes no nosso organismo, gerando a atitude do indivíduo de adquirir algo para beber.

Os sintomas da sede podem ser divididos entre falsa sede, quando essa é eliminada umedecendo-se a mucosa da boca, e verdadeira sede, quando esse procedimento alivia, mas não cessa os sintomas, sendo necessária a ingestão líquida. A não ser que haja algum impedimento físico (paciente em coma, por exemplo), havendo necessidade de ingerir um líquido, o ser humano parte à procura do mesmo, mantendo o organismo em equilíbrio.

 

Quando a sede normal surge?

Quando há perda de água pelo suor, principalmente em dias quentes, ou em casos de diarreia ou vômitos, em que há uma perda maior de líquido e, com isso, há um estímulo maior para recuperá-lo. Através da sede e posterior ingestão de água, o equilíbrio do organismo retorna. Quando a pessoa se alimenta com uma refeição muito rica em sal, isso também acontece. Existem alguns medicamentos, como os diuréticos, que fazem com que haja um aumento da diurese (ato de urinar) e isso pode aumentar o estímulo da sede.

Publicidade