Índice deste artigo:

Dor de ouvido em adultosO que causa dor de ouvido em adultos?

Bem menos comuns, as dores de ouvido em adultos normalmente têm causas diferentes das dores em crianças. Na fase adulta, a causa mais comum desse problema é a chamada otite externa: uma infecção na pele do canal auditivo do paciente.

Essa infecção ocorre com mais frequência no verão, época do ano na qual as pessoas vão muito à praia e à piscina. A pele dessa região infecciona devido a algum trauma causado pela haste flexível que o paciente usa para remover a água ou a cera lá presentes. Como a pele está mais sensível, ela se infecta e inflama, dando início à dor de ouvido. Outra causa comum em adultos não está relacionada ao ouvido, e sim à articulação da mandíbula – pessoas com problema de mordida sentem uma dor referida no ouvido. Raríssimas vezes, tumores de laringe também podem apresentar dor referida nessa parte do corpo.

 

Como evitar esse tipo de dor?

É preciso tomar cuidado com o ouvido e não deixá-lo úmido. O ouvido deve ser seco naturalmente ou com uma toalha. Na praia e na piscina, pode-se também utilizar protetores de ouvido para impedir que a água entre.

 

O que fazer em caso de dor?

Com uma bolsa de água quente ou compressa quente, colocar calor no local é o ideal. Entretanto, assim que possível procure um médico Otorrinolaringologista para que ele possa fazer o diagnóstico do problema e tratar da maneira adequada.

Publicidade