Índice deste artigo:

perda da audiçãoA perda súbita da audição é um distúrbio raro, como afirmam especialistas da área da otorrinolaringologia. Ela afeta uma em cada 10 mil pessoas. Atinge principalmente homens e mulheres na faixa dos 40 aos 50 anos e não há uma causa definida para o problema.

Pode ocorrer devido a doenças infecciosas, como é o caso da caxumba, ou mesmo em um distúrbio vascular, como, por exemplo, um derrame que pode levar o indivíduo a uma perda repentina da audição.

 

Sintomas

O indivíduo acometido pela surdez súbita escuta um som explosivo no ouvido quando a lesão ocorre pela primeira vez. Essa surdez súbita pode ser acompanhada por tinido que é frequentemente persistente e por vertigem que normalmente desaparece em alguns dias. Os sintomas podem denunciar a presença das mais diversas patologias, na maioria das vezes ela não tem causa aparente. Essa surdez repentina deve ser sempre encarada como uma emergência médica. A primeira atitude a ser tomada é procurar um serviço de assistência médica, pois, quanto mais rápido for diagnosticado, melhores são as possibilidades de recuperar essa audição.

Publicidade