Índice deste artigo:

 Fenômeno de RaynaudO fenômeno de Raynaud, descrito por Maurice Raynaud em 1862, caracteriza-se por episódios reversíveis de vasoespasmo de extremidades, acometendo geralmente as mãos e os pés. Usualmente é desencadeado pelo frio ou estresse emocional, mas pode ocorrer também espontaneamente.

Diferentes nomenclaturas são utilizadas para a definição do fenômeno de Raynaud. Atualmente o termo “Fenômeno de Raynaud” é o mais utilizado. Devemos lembrar que o fenômeno de Raynaud pode ser primário (idiopático) ou secundário a alguma doença ou condição, sendo chamado nestes casos por alguns autores de síndrome de Raynaud.

 

Quais são as causas?

O fenômeno de Raynaud é classicamente dividido em primário e secundário. No fenômeno de Raynaud primário, não há nenhuma doença associada. Os episódios de fenômeno de Raynaud são relativamente benignos e usualmente não acarretam repercussões sistêmicas ou locais. O fenômeno de Raynaud é chamado de secundário quando há alguma doença ou condição associada a ele. Dentre as causas mais frequentes destacam-se as doenças reumáticas autoimunes, principalmente a esclerose sistêmica e o lúpus eritematoso sistêmico.

Publicidade