Índice deste artigo:

 Meningite O que é meningite causada por fungos?

As meninges são membranas que revestem e protegem o nosso sistema nervoso central, formado pela medula espinhal, tronco encefálico e encéfalo. Existem vários agentes que podem causar inflamação das meninges. Os mais comuns são os agentes infecciosos, entre eles os fungos, de ocorrência menos frequente.


Como ocorre a infecção?

O fungo mais comumente envolvido com meningites é o Cryptococcus neoformans. Esse fungo é encontrado em fezes de pássaros, especialmente de pombos, mas também pode estar presente na natureza, em frutas, vegetais e no solo. Normalmente a pessoa que desenvolve essa infecção é imunossuprimida (que não tem boa resposta de defesa no organismo), como pacientes com AIDS, portadores de doença renal crônica, câncer, lúpus e diabetes. O fungo é inalado e, como a resposta de defesa é frágil, ele pode ir para o sistema nervoso central e causar inflamação das meninges.

 

Como evitar?

Lavar bem os alimentos antes de ingeri-los e lavar bem as mãos após contato com solo e animais. Não há vacinas ou medicamentos indicados para prevenção.

Publicidade