Índice deste artigo:

Manchas na peleO que é a fitofotodermatose?

Fitofotodermatose é uma dermatose manifestada por contato com agentes químicos produzidos ou eliminados por plantas que, quando entram em contato com a pele (e esta permanecendo em exposição solar), promovem um processo inflamatório e até queimaduras na cútis. Lembro que as fotodermatoses não são causadas apenas por plantas, mas também por cosméticos e medicações de uso oral que podem promover sensibilização na pele quando se está exposto aos raios solares.

 

São determinadas substâncias que mancham a pele?

Na verdade não é a substância que queima a pele, e sim todo o processo, que, após ser desencadeado, gera na grande maioria das vezes manchas escuras denominadas hipercromias pós-traumáticas. Ou seja, após um dano e com ausência de uma proteção solar adequada, a pele fica escura.

 

A reação da substância na pele em contato com o sol varia de pessoa para pessoa?

O que varia é a intensidade ou o tempo de exposição e o agente causador da agressão. Por exemplo, a folha de figo causa uma queimadura mais grave que o sumo da laranja, porém, se ficar por menos tempo que uma pessoa que entrou em contato com o sumo da laranja, pode-se ter uma reação mais branda.

Publicidade