Índice deste artigo:

HomocistinúriaA homocistinúria é uma doença que se enquadra na categoria dos chamados Erros Inatos do Metabolismo, ou seja, uma doença causada por uma mutação genética que causa falha em uma proteína (enzima) que atua no metabolismo, no caso, metabolismo da metionina-homocisteína.

Essa falha metabólica leva a um aumento do nível de homocisteína no sangue. A homocisteína é um aminoácido não essencial (aminoácido que a gente produz, não provém da dieta) formado no metabolismo de outro aminoácido, a metionina (aminoácido que faz parte de todas as proteínas que ingerimos em nossa dieta, principalmente as carnes, leite, soja e derivados).

É uma doença rara (que acomete mais ou menos 1 para cada 100.000 a 1.000.000 de nascidos vivos no mundo, dependendo da região e do país) do tipo Autossômica Recessiva, ou seja, o paciente precisa ter herdado a mutação tanto do pai quanto da mãe, e pode estar presente em pacientes tanto do sexo masculino quanto do feminino.

 

Quais são as causas?

A principal causa da homocistinúria é uma mutação no gene da enzima cistationina beta-sintase (CBS), que atua no metabolismo da metionina-homocisteína.

A metionina (Met) que ingerimos na dieta participa de um ciclo metabólico cujo produto final é a homocisteína (Hcy). A Hcy é um aminoácido tóxico e deve ser processado para ser eliminado pela urina. O produto do metabolismo da Hcy é outro aminoácido, chamado cisteína, e é nessa via que a enzima CBS atua. Quando a enzima CBS está alterada, ocorre um acúmulo de Hcy dentro das células, que acabam jogando o aminoácido na corrente sanguínea. Por ser um aminoácido tóxico, ele é eliminado pela urina, daí o nome da doença homocistinúria (Hcy na urina). No entanto, o acúmulo de Hcy nos tecidos é que leva ao fenótipo característico da doença, caracterizado por uma criança alta e magra, com anomalias esqueléticas, com pele e cabelos secos, com uma miopia elevada que leva a uma luxação do cristalino (o cristalino cai), eventos tromboembólicos (como infarto do miocárdio e AVC) e deficiência mental.

Publicidade