Índice deste artigo:

TuberculoseO Dia Mundial de Combate à Tuberculose (TB), doença contagiosa que ataca principalmente o pulmão, transmitida pelo ar em locais pouco ventilados e com aglomerações, é comemorado no dia 24 de março. A tuberculose é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo, mas com potencial de cura. Entretanto, a desinformação, a dificuldade de aderência da população ao tratamento e a resistência microbiana ao medicamento são fatores agravantes no controle da TB.

A Estratégia do Tratamento Supervisionado da Tuberculose (DOTS), programa internacionalmente utilizado, recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), garante a continuidade do tratamento até o fim, que consiste em assistir o paciente em todo o período terapêutico para erradicação da doença, além de evitar a resistência microbiana do medicamento ministrado, conhecida como tuberculose multirresistente (MDR-TB). A estratégia é a principal responsável pela diminuição do abandono do tratamento.

Tosse contínua com produção de catarro acompanhado de sangue; febre; suor excessivo pela noite; indisposição e fraqueza; perda de apetite e peso estão entre os principais sintomas. Durante as duas primeiras semanas de tratamento, o doente ainda pode contagiar outras pessoas, por isso é necessário que proteja a boca ao tossir ou espirrar. É de grande importância identificar o mais rápido possível os infectados, pois um dos maiores reservatórios da bactéria (Mycobacterium tuberculosis) é o próprio corpo humano. Seguir o tratamento até o fim é fundamental, pois a doença tem cura.

Publicidade