Índice deste artigo:

TireoideQuando há alguma alteração no funcionamento da tireoide, há alguma mudança no humor do paciente?

É muito frequente que portadores de hipotireoidismo, isto é, quando a tireoide funciona menos do que o normal, apresentem depressão. Enquanto o hipertireoidismo pode causar nervosismo, choro com facilidade e irritabilidade.

  

Há algum autoexame que pode ser feito para se descobrir problemas com a tireoide?

Sim, a palpação da tireoide, que fica na face anterior do pescoço. No entanto, em geral o paciente só descobre que tem nódulo ou aumento difuso da tireoide quando o tamanho é muito grande e pode ser notado mesmo sem palpar. Pequenos aumentos da tireoide ou pequenos nódulos são difíceis de se palpar. Pele seca, queda de cabelo e inchaço no corpo também são sintomas que podem aparecer no hipotireoidismo e em muitas outras doenças.

 

O ciclo menstrual e a fertilidade podem ser prejudicados pelo mau funcionamento da tireoide?

Sim. Em relação ao ciclo menstrual, podemos ter desde alterações mínimas, hemorragia menstrual, menstruação com baixa quantidade de sangue até parada das menstruações, dependendo da intensidade do hipotiroidismo. A fertilidade também pode ter alterações, dificultando a mulher de engravidar. É muito importante que o médico acompanhe a função da tireoide através de um exame que é feito no sangue chamado TSH, e caso ele venha alterado, a gestante deve tomar hormônio da tireoide durante a gravidez.

Publicidade