Índice deste artigo:

Causa e tratamento para tonturaTontura é uma sensação de perturbação do equilíbrio ou uma sensação errônea de movimento. A vertigem é a forma mais comum de tontura e caracteriza-se pela sensação de rotação no meio ambiente ou de giro do ambiente. O tipo mais comum de vertigem é o que surge em certas posições ou à movimentação da cabeça. Outros tipos de tonturas também podem ser referidos pelos pacientes, como sensação de desequilíbrio corporal, flutuação, atordoamento, entre outras.

Ocorre por alterações labirínticas, na maioria dos casos, mas também pode ser devida a distúrbios visuais, neurológicos, psíquicos, vasculares ou metabólicos. A tontura pode acometer indivíduos de todas as idades, sendo mais frequente nos idosos.

 

Qual é a relação da labirintite com a tontura?

A labirintite é uma inflamação do ouvido interno e provoca tontura. Vale destacar que labirintite é um termo popular, designado para os vários tipos de doenças do labirinto. Portanto, várias doenças de ouvido, e não somente a inflamação, são capazes de comprometer a função do labirinto.

 

Tontura pode ser considerada uma doença?

A tontura é um sintoma que precisa ser investigado, pois pode ser um sintoma de uma doença do labirinto, como também de outras doenças, como doenças do cerebelo e do cérebro, doenças cardíacas e do metabolismo (glicose, colesterol, triglicerídeos). A identificação correta da causa propicia tratamento adequado. A tontura de origem labiríntica deve ser investigada pela duração, intensidade, constância ou intermitência, progressão, estabilização ou regressão, fatores de melhora ou piora da tontura e dos sintomas associados e concomitância com outras doenças. Os antecedentes pessoais e familiares também contribuem de modo valioso.

Publicidade