Índice deste artigo:

Métodos anticoncepcionaisO que são métodos contraceptivos?

São meios – com princípios não hormonais ou hormonais – utilizados para evitar a gestação não planejada.

Os métodos hormonais modificam vários mecanismos fisiológicos que favorecem a concepção, dificultando a migração dos espermatozoides pelo colo, tornando o ambiente uterino hostil à implantação da gravidez e podendo inibir a ovulação, dependendo da dosagem.

Os métodos não hormonais não interferem nesses processos e funcionam impedindo a união do óvulo e do espermatozoide – fecundação – por meio de bloqueios cirúrgicos (das trompas uterinas na mulher e dos ductos deferentes no homem), do uso de obstáculos, como nos métodos de barreiras, da ação de efeitos químicos dos dispositivos intrauterinos e dos fundamentos dos métodos comportamentais.

 

O que são métodos comportamentais? Quais são os métodos?

São aqueles que modulam o comportamento do casal por meio do coito interrompido – baseado no controle masculino e a ejaculação extravaginal – e da abstinência das relações sexuais nos períodos de fertilidade, reconhecidos por sinais como aumento do muco cervical e elevação da temperatura ou presumidos pela tabelinha.

 

O que são métodos de barreira? Quais são os métodos?

São meios físicos ou químicos que interceptam a trajetória dos espermatozoides na vagina e impedem a ascensão em direção às tubas. São utilizados como barreiras: agentes químicos espermicidas na forma de comprimidos, cremes, geleias e óvulos, além de materiais sintéticos impermeáveis, entre os quais silicone na confecção dos diafragmas – o poliuretano –, da camisinha feminina, de alguns preservativos e da esponja vaginal e o látex usado nos capuzes cervicais e preservativos masculinos.

Publicidade