Índice deste artigo:

Infecção urináriaInfecção urinária é o resultado da contaminação do trato urinário por agentes infecciosos (uropatógenos), em geral bactérias. É uma das infecções bacterianas mais frequentes em crianças, atingindo principalmente as meninas.

 

Como ocorre?

A infecção urinária ocorre por contaminação do trato urinário, em geral por bactérias provenientes do intestino. Essas bactérias se localizam inicialmente no períneo e genitália externa (vagina nas meninas e prepúcio nos meninos), de onde contaminam a região peri-uretral (em volta do canal da uretra) e invadem o trato urinário. As bactérias uropatogênicas são móveis e têm capacidade de aderir a receptores presentes nas células uroepiteliais dos indivíduos predispostos à infecção urinária, podendo causar infecção na bexiga e nas vias urinárias (cistite) ou atingir os rins (pielonefrite).

 

Quais são os sintomas?

O sintoma mais frequente é dor para urinar (disúria), que pode ser acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: dificuldade para urinar (retenção urinária, hesitação) ou, ao contrário, “urina solta” – paciente sente vontade de ir várias vezes ao banheiro (polaciúria) ou tem a sensação de que “ficou um resto de urina” na bexiga (tenesmo); tem a sensação de que vai “perder urina” e corre para o banheiro (urgência) ou corre, mas “escapa urina no caminho” (urge-incontinência). Dor abdominal, mal-estar, náusea ou vômitos também podem estar presentes, porém, o sintoma mais importante é FEBRE acompanhando os sintomas urinários ou a “febre sem foco aparente da infecção” ao exame clínico após 24-48h do início desse sintoma. A febre pode ocorrer como único sintoma da infecção urinária em 10-15% dos casos, principalmente em crianças pequenas: recém-nascidos, lactentes e pré-escolares até por volta do 3º ano de vida.

Publicidade