Índice deste artigo:

CeratoseExistem dois tipos principais de ceratoses na pele, que são dermatoses distintas: a ceratose seborreica e a ceratose actínica.

A primeira se caracteriza por lesão de aspecto verrucoso e graxento, de coloração geralmente acastanhada, com dimensões variadas (milímetros a centímetros), localizando-se em qualquer parte do corpo (segmento cefálico, tronco e membros), áreas expostas ao sol ou não. Surge com a idade, independente da quantidade de sol a que a pele foi exposta durante a vida. Apesar de vulgarmente ser chamada de verruga, não tem agente viral como agente causal, o que acontece com a verruga viral. A lesão pode ser removida em parte pela mão do paciente quando atritada vigorosamente, não sendo, entretanto, indicado esse método de remoção. Ocorre em qualquer cor de pele. Um subtipo particular, chamado de Dermatose Papulosa Nigra, é mais frequente na raça negra; caracteriza-se por pequenas lesões castanhas na face e no pescoço, principalmente.

A ceratose actínica ou solar, como o próprio nome diz, tem relação direta com o sol. As lesões são ásperas ao toque, da cor da pele – acastanhadas ou avermelhadas –, localizando-se, preferencialmente, nas áreas de exposição solar (couro cabeludo, face, braços e mãos) nas pessoas de pele clara. Esse tipo de ceratose é uma dermatose pré-maligna, já considerada um câncer inicial por alguns profissionais. Pode evoluir após muitos anos para carcinoma espinocelular, tipo de câncer não melanoma.

 

Faixa etária ou grupo específico

A ceratose costuma atingir uma faixa etária ou grupo específico. A ceratose seborreica acontece na idade adulta, geralmente após a quarta década, em qualquer cor de pele. A ceratose actínica ocorre nas pessoas de pele mais clara que fazem exposição solar persistente e cumulativa, podendo ocorrer mais precocemente, próximo aos 30 anos, ou menos, agravando-se com o passar do tempo.

Publicidade