Índice deste artigo:

Tipos de diarreiasQuais são os tipos de diarreia mais frequentes? Como elas são causadas?

Diarreia é definida como a passagem de três ou mais fezes líquidas ou malformadas (pastosas) por dia (ou passagem mais frequente do que o normal para um determinado indivíduo). Considera-se a existência de três tipos de diarreia: diarreia aquosa aguda (que dura várias horas ou vários dias), diarreia sanguinolenta aguda (também conhecida como disenteria) e diarreia persistente, que dura 14 ou mais dias.

A diarreia pode ter várias origens, sendo mais frequentes as de origem infecciosa, isto é, aquelas causadas por vários tipos de bactérias, vírus e parasitas. A diarreia causada por bactérias e parasitas pode ser comum quando se viaja a países em desenvolvimento, sendo frequentemente chamada de diarreia do viajante. Em geral, quando se visita um lugar onde o clima, as condições sociais ou as práticas sanitárias são diferentes das do local em que se vive, pode-se ter maior risco de desenvolver esse tipo de diarreia.

A maioria das pessoas que morre de diarreia, na verdade, morre de desidratação severa e perda de água e sais (sódio e potássio), elementos fundamentais para o funcionamento correto de nosso organismo. Crianças desnutridas ou com problemas de imunidade são as mais vulneráveis, podendo até morrer por diarreia, sendo que cada episódio da doença piora o estado de desnutrição.

Outras causas de diarreia compreendem o consumo de alguns medicamentos, como, por exemplo, alguns antibióticos que são usados de modo prolongado. Nesse caso, bactérias residentes nos intestinos são mortas pelo antibiótico, mas algumas bactérias patogênicas não são destruídas (são resistentes) e conseguem se proliferar em abundância, levando assim aos sintomas de diarreia. Na maioria das vezes, diarreia associada a antibióticos é suave e desaparece logo após a interrupção do antibiótico, mas, em alguns casos, esse tipo de diarreia leva à colite (uma inflamação do cólon) ou a uma forma mais grave da colite chamada colite pseudomembranosa. Intolerância à ingestão de alguns tipos de açúcar, como lactose e frutose, também pode levar à diarreia, devido à dificuldade de alguns indivíduos em digerir esses açúcares. Intolerância ao sorbitol, adoçante obtido a partir da glicose, também pode ser causa de diarreia.

Publicidade