Índice deste artigo:

Síndrome de SjögrenA síndrome de Sjögren é uma doença autoimune com progressiva destruição inflamatória das glândulas exócrinas, principalmente das glândulas salivares e lacrimais. As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna. Conheça os sintomas e outras informações sobre a síndrome:

  

Quais são os sinais e sintomas?

Os sintomas clínicos são bastante variáveis. Entretanto, os principais sintomas observados são secura oral (xerostomia) e ocular (xeroftalmia), uma vez que o paciente com síndrome de Sjögren tem diminuição da produção de saliva e lágrima.

Os sintomas orais mais comuns são boca seca, dificuldade para mastigar e engolir alimentos secos, fissuras orais, úlceras na boca e lábios, aumento das cáries e susceptibilidade a candidíase. Pode ser observado, também, aumento da glândula parótida (a maior das três glândulas salivares pares). Em alguns pacientes o inchaço das glândulas salivares maiores é episódico e em outros é persistente.

Os principais sintomas oculares dos pacientes com síndrome de Sjögren são irritação, prurido, queimação, dor, sensação de corpo estranho, “choro sem lágrimas”, fotofobia, alterações na visão e excesso de secreções oculares. Os sintomas costumam piorar em ambientes secos, como com ar condicionado, vento e poeira.

A síndrome de Sjögren pode apresentar manifestações em outras partes do organismo, como nas articulações, pele, músculos, pulmões, rins, tiroide, fígado, pâncreas, estômago, nervos e cérebro, provocando sinais e sintomas diversos. Exemplos desses sintomas são dores osteoarticulares, fadiga, pele seca, secura vaginal, púrpura em membros inferiores, tosse seca, secura da mucosa nasal, disfunção tireoidiana e glomerulonefrite (é uma inflamação do glomérulo, unidade funcional do rim formada por um emaranhado de capilares, onde ocorrem a filtragem do sangue e a formação da urina). A existência de diversas manifestações sistêmicas pode, às vezes, dificultar o diagnóstico. Dificilmente diferentes pessoas com síndrome de Sjögren apresentam o mesmo grupo de sintomas ou história médica.

Cabe salientar que a síndrome de Sjögren pode ocorrer isoladamente – síndrome de Sjögren primária – ou em associação com outra doença autoimune sistêmica –síndrome de Sjögren secundária. As doenças mais comuns às quais a síndrome de Sjögren pode estar associada são a artrite reumatoide e o lúpus eritematoso sistêmico, mas também pode ocorrer com a esclerose sistêmica, cirrose biliar primária, polimiosite, doença mista do tecido conjuntivo, entre outras enfermidades autoimunes.

Publicidade