Índice deste artigo:

doença celíacaO que é a doença celíaca?

A doença celíaca, uma desordem autoimune, é uma condição crônica que afeta principalmente o intestino delgado. É uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína composta de duas frações, a glutelina e gliadina. Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos às vilosidades intestinais responsáveis pelo revestimento e absorção de nutrientes no intestino delgado e os sintomas aparecem após a ingestão de alimentos que contenham glúten. Essa condição também é conhecida como enteropatia glúten-sensível e espru celíaco.

  

Quais são os sintomas?

Os sintomas intestinais incluem diarreia crônica ou constipação intestinal, inchaço, flatulência, irritabilidade. Os pacientes podem apresentar dificuldade em ganhar peso e retardo de crescimento. Em alguns casos pode-se observar também anemia, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. A doença celíaca também pode ser assintomática.

 

Como é feito o diagnóstico?

A doença celíaca pode levar anos para ser diagnosticada. São utilizados exames de sangue, exame do anticorpo antitransglutaminase e do anticorpo antiendomísio. A doença celíaca deve ser confirmada por meio de endoscopia com biópsia das vilosidades intestinais que revestem a parede do intestino delgado.

 

Há tratamento? Tem cura?

O tratamento consiste em mudanças dietéticas com retirada de alimentos que contenham glúten (tais como pães, cereais, bolos, pizzas e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia e cevada). Medicamentos e outros produtos também podem conter glúten. Com a retirada das fontes de glúten da dieta, os sintomas desaparecem. Atualmente, com exigências de alegação de presença ou ausência de glúten em produtos elaborados, bem como a facilidade em se encontrar receitas sem glúten, alguns pacientes e familiares têm conseguido sucesso. É possível substituir as farinhas que contenham glúten por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta ou fubá. O acompanhamento nutricional para adequação da alimentação é imprescindível para melhora do quadro clínico e diminuição dos sintomas.

 

Esta doença nasce com a pessoa ou pode ser adquirida com o tempo?

A doença celíaca geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida, período de inclusão de fontes alimentares como papinhas engrossadas com cereais proibidos, com bolachas, pão, sopinhas de macarrão, dentre outras. No entanto pode surgir em qualquer idade, inclusive no adulto.

Os principais grupos de risco são familiares de primeiro grau de pacientes com doença celíaca; anemia por deficiência de ferro; redução da densidade mineral óssea; portadores de doenças autoimunes como diabetes melito insulinodependente, tireoidite autoimune, deficiência seletiva de IgA, síndrome de Sjögren, colestase autoimune, miocardite autoimune; síndrome de Down; síndrome de Turner; síndrome de Williams; infertilidade e história de aborto espontâneo.

Publicidade