Índice deste artigo:

ÚlcerasO que são as úlceras?

São lesões da mucosa (camada mais interna da parede do estômago e do duodeno, que é o início do nosso intestino) que reveste o trato digestivo. Geralmente essas ulcerações que, ao exame de endoscopia, nos parecem “buracos ou erosões” causam dor com uma sensação de corrosão ou queimadura, e normalmente conseguimos apontar no lugar exato. A dor ocorre de 2 a 3 horas após comer, é pior quando o estômago está vazio e pode ser aliviada com a ingestão de um pouco de alimento ou com o uso de antiácidos. Algumas pessoas nunca sentem a dor provocada pela úlcera, porém podem desenvolver hemorragias intestinais, azia e gases, possivelmente junto com enjoo e vômitos.

 

 Quais são os tipos de úlceras mais comuns?

- Úlceras pépticas - são feridas bem definidas, circulares ou ovaladas, causadas por lesões ou simples erosões por ácidos gástricos ou pelos sucos duodenais.

- Úlceras duodenais - são os tipos mais comuns de úlceras pépticas, surgem no duodeno (os primeiros centímetros de intestino delgado imediatamente a seguir ao estômago).

- Úlceras gástricas - são menos frequentes, normalmente situam-se na parte alta da curvatura do estômago. Se for extirpada cirurgicamente parte do estômago, podem desenvolver-se úlceras marginais na área em que o estômago remanescente voltou a ligar-se ao intestino.

- Úlceras esofágicas - ocorrem após a repetida regurgitação de ácido procedente do estômago para o segmento inferior do esôfago, podendo provocar inflamação (esofagite).

- Úlcera de stress - são úlceras que aparecem como consequência do stress derivado de doença grave, queimaduras ou traumatismos.

Publicidade