Índice deste artigo:

Prolapso da Válvula MitralEstima-se que de 5 a 10% da população mundial seja portadora da alteração no coração chamada de prolapso da válvula mitral. Porém um número reduzido de portadores enfrenta problemas.

Para explicar essa complicação, que pode gerar um problema cardiovascular, o médico Marcílio Bastos David respondeu as perguntas mais comuns sobre o tema. Veja a seguir.

  

O que é prolapso da válvula mitral?

É uma alteração congênita do formato da válvula mitral, que normalmente é como uma porta dupla, mas neste caso, em vez de fechar totalmente, fecha para dentro do átrio e deixa escapar um pouco de sangue, podendo produzir um sopro. É como aquela borrachinha da torneira, ela pode ficar gasta e você não precisa trocar, mas vai ficar pingando água o dia inteiro.

O PVM não é especificamente uma doença, mas, quando produz sopro, devem ser tomadas algumas medidas de prevenção de outros problemas.

 

Quais são as causas?

Aparentemente, uma má-formação da estrutura base da válvula.

 

Quais são os sintomas?

Na maioria das pessoas, nenhum. Em alguns, palpitações, dor em pontadas no peito e falta de ar. Os sintomas são muito mais comuns nos ansiosos do que nos calmos, o que diz muito sobre "ser doença" ou não...

 

Como é feito o diagnóstico?

Pela ausculta em alguns casos e pelo ecocardiograma em todos.

Publicidade