Índice deste artigo:

Infecção da vagina e do pênisO que é a tricomoníase?

Tricomoníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo protozoário Trichomonas vaginalis, que compromete o sistema geniturinário de ambos os sexos, especialmente o da mulher.

Na mulher acomete a vulva, vagina e a cérvice uterina (consideradas reservatório do protozoário) e eventualmente a uretra. No homem compromete principalmente a uretra e mais raramente a próstata, as vesículas seminais e o epidídimo.

É considerada uma doença sexualmente transmissível em razão de sua principal via de transmissão ser a sexual, embora possa haver mais raramente a contaminação através de fômites (assentos de banheiros, saunas, toalhas não lavadas, mangueiras de chuveiros, instrumentos ginecológicos não adequadamente esterilizados etc.). O período de incubação é variável, em geral de 10 a 30 dias.

 

Qual é o agente da doença?

O Trichomonas vaginalis é um protozoário flagelado que tem o ser humano como hospedeiro único e obrigatório, sendo que a mulher e, mais raramente, o homem funcionam como seu reservatório. Apesar do nome, não é exclusivamente vaginal, podendo ocorrer focos uretrais em ambos os sexos.

 

Como se manifesta?

Na mulher pode cursar com pouca ou nenhuma manifestação clínica, porém, quando ela ocorre, manifesta-se como um corrimento vaginal amarelado, amarelo-esverdeado ou acinzentado, espumoso e com forte odor característico. Não é incomum também ocorrer irritação na região genital, bem como sintomas miccionais que podem simular uma cistite (dor ao urinar e micções frequentes).

No homem causa uma uretrite de manifestações em geral discretas (ardor e/ou prurido uretral e secreção brancacenta, amarelada ou amarelo-esverdeada), podendo eventualmente ser ausentes em alguns e muito intensas em outros pacientes.

Publicidade