Índice deste artigo:

 EpilepsiaA epilepsia é considerada uma das doenças neurológicas mais frequentes no mundo. Segundo pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Borges et al., este problema afeta cerca de 4 milhões de pessoas apenas no Brasil – aproximadamente 2% da população. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre janeiro e maio de 2009, cerca de 17 mil pessoas foram internadas na rede pública de saúde em decorrência da epilepsia.

A doença, que é uma alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível, produz manifestações motoras, sensitivas, sensoriais, psíquicas ou neurovegetativas. Entretanto, não são considerados como epilepsia casos de convulsão causados por febre, drogas ou distúrbios metabólicos, já que devem ser classificados diferentemente.

A doutora Joyce Macedo, neurologista do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, explica que “ter crises epilépticas não significa o mesmo que ter epilepsia, pois existem muitas situações que provocam crises epilépticas isoladas enquanto persiste o estímulo nocivo, como uso de drogas, infecções como meningites, parasitas cerebrais, tumores cerebrais, acidente vascular cerebral (AVC), dentre outros. Para ter o diagnóstico de epilepsia é necessário que o estímulo nocivo seja corrigido e, mesmo assim, haja persistência das crises epilépticas”.

A médica ressalta que “o cérebro funciona ‘movido’ por eletricidade das células neuronais num equilíbrio dinâmico. Quando algum fator ou interno ou externo desequilibra essa transmissão, ocorre uma descarga elétrica anormal e excessiva ou síncrona que é chamada de crise epiléptica. As crises epilépticas têm diferentes locais geradores e diferentes dimensões”.

A especialista salienta que “as crises são divididas em focais e generalizadas. As crises focais são chamadas assim devido ao início localizado e podem comprometer ou não a consciência. Quando a crise não compromete a consciência, o paciente percebe alguma sensação ou movimento específicos a depender da região que origina a crise; quando compromete (crises discognitivas), o paciente está acordado, porém confuso, tem uma parada comportamental, muda de fisionomia, faz movimentos sem sentido e não se recorda dos atos realizados, que são repetitivos e sempre estereotipados. As crises focais podem se difundir por amplas áreas do córtex cerebral e se transformar em crises generalizadas; isto é, em convulsão, mais conhecida popularmente como ataque epiléptico”.

Porém, há crises que desde o início abrangem muitas áreas simultâneas; essas são chamadas de primariamente generalizadas. “Os sintomas variam de acordo com o tipo de crise generalizada, como, por exemplo: as mioclonias se assemelham a choques e ocorrem mais com o paciente cansado ou poucas horas após o despertar; nas crises de ausência, há uma parada comportamental associada a ‘piscamentos’ e desvio dos olhos para cima, com duração e recuperação rápidas (segundos)”, afirma doutora Joyce.

A médica afirma que não é preciso ter medo caso se depare com alguma pessoa sofrendo deste problema.

Publicidade