Índice deste artigo:

AnestesiaA anestesia é cada vez mais indispensável na área da saúde. Dela dependem cirurgias e diversos procedimentos médicos, trazendo mais conforto e segurança para o paciente. Apesar de envolver muita tecnologia, e ser bastante segura, como tudo na medicina envolve riscos. Uma consulta prévia com o anestesiologista, a realização de exames pré-operatórios, a escolha correta do tipo de anestesia a ser empregada no paciente, além de um bom equipamento de anestesia com toda a monitorização indicada são alguns elementos-chave, explica o dr. Desiré Carlos Callegari, presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de São Paulo (SAESP).

 “Se os cuidados com todos os aspectos que envolvem a realização do ato anestésico-cirúrgico forem tomados, e sendo o procedimento realizado em hospital ou clínica que disponha de todos os recursos, aliado a um profissional da especialidade bem preparado, uma intercorrência relacionada à anestesia pode ser revertida e ter um final feliz. Mas em certos casos, esta intercorrência pode ser causa de uma complicação orgânica do paciente, que a despeito de todo esforço e competência do médico anestesiologista, pode não ter um resultado desejável”.

O especialista explica que não há como realizar teste para se ministrar um ato anestésico, pois o próprio teste com os medicamentos usados pelo anestesiologista poderia levar a complicações indesejáveis. “Uma anamnese bem realizada pode detectar, na história do paciente, antecedentes que sinalizam prováveis complicações que podem ocorrer. Assim poderemos evitar a administração de determinados fármacos ou adotarmos estratégias para a condução da anestesia”.

O medo, portanto, costuma ter origem no aspecto psicológico da perda da consciência e, por conseguinte, da sua autonomia. “Alguns pacientes não se sentem confortáveis ao depositar suas vidas nas mãos de outra pessoa, além dos riscos que o procedimento anestésico-cirúrgico pode resultar. Nestes casos, o paciente deve ser esclarecido em todas as suas dúvidas, o que certamente o deixará mais tranqüilo e confiante no procedimento que irá realizar”, afirma dr. Desiré.

Publicidade