Índice deste artigo:

Síndrome de ParinaudEm que consiste a síndrome de Parinaud?

Também conhecida como síndrome do mesencéfalo dorsal ou síndrome pré-tectal, a síndrome de Parinaud compreende um conjunto de alterações oculares que ocorrem em pacientes com comprometimento da região dorsal do mesencéfalo. Nessa região, que fica na transição entre o cérebro e o tronco encefálico, estão localizados núcleos responsáveis pela movimentação ocular vertical e pelas reações da pupila a estímulos luminosos.

  

As principais características da síndrome de Parinaud são:

• Incapacidade de olhar para cima: essa limitação está sempre presente nos pacientes portadores desta síndrome, é bilateral e pode apresentar-se em vários graus de gravidade, inclusive com um desvio permanente dos olhos para baixo (sinal do sol poente).

• Ausência de reação pupilar à luz: em pessoas normais, quando uma fonte de luz é direcionada para as pupilas, há uma tendência a uma diminuição do seu diâmetro (também chamada de miose), com a finalidade de regular a quantidade de luz que entra nos olhos (reflexo pupilar à luz). A miose também está presente durante a convergência, que ocorre quando se olha para objetos próximos (reflexo pupilar à convergência). Apesar de preservar o reflexo pupilar durante a convergência, o paciente portador de síndrome de Parinaud não apresenta reação pupilar à luz, o que se denomina dissociação do reflexo pupilar à luz/convergência.

• Retração palpebral (sinal de Collier): a retração palpebral nesses pacientes é bilateral e se manifesta principalmente quando há uma tentativa de olhar para cima. Quando ocorre retração palpebral, a borda inferior da pálpebra superior fica acima do seu nível normal e deixa exposta uma porção da esclera (branco do olho), dando a impressão de que o paciente está com os olhos arregalados.

• Distúrbios de convergência: o paciente com síndrome de Parinaud geralmente não é capaz de juntar os olhos para observar objetos que estão próximos.

Ocasionalmente, esses pacientes podem apresentar um estrabismo vertical (skew deviation), no qual os olhos ficam desalinhados, sendo que um está sempre fixando em um local acima do outro.

 

mesencefalo

tronco_cerebral2

Publicidade