Índice deste artigo:

Síndrome de ReiterO que é síndrome de Reiter?

A síndrome de Reiter é uma tríade clássica constituída por artrite, uretrite e conjuntivite. A artrite ocorre após infecção do trato urogenital ou gastrointestinal. A artrite, no entanto, não é infecciosa, pois não se consegue detectar agentes infecciosos dos tecidos articulares. A artrite é reacional, decorrente de uma resposta imunológica a processo infeccioso a distância. Atualmente, prefere-se designar a síndrome como artrite reativa.

 

Como a síndrome se desenvolve?

A síndrome ocorre predominantemente entre os homens da raça branca, na faixa etária entre os vinte e trinta anos de idade. As crianças podem ser acometidas. Os pacientes com o vírus da imunodeficiência humana apresentam formas graves da doença. Apenas 30% dos pacientes apresentam a tríade clássica. Alguns pacientes apresentam febre e mal-estar.

O trato geniturinário é acometido na forma de uretrite, prostatite, inflamação das vesículas seminais e da bexiga. As mulheres podem apresentar cervicite (infecção do cérvix uterino).

A afecção do trato gastrointestinal manifesta-se através de diarreia e dor abdominal.

A artrite, que ocorre entre 1 e 3 semanas da infecção ou geniturinária, caracteriza-se por ser oligoarticular (poucas articulações acometidas) e assimétrica. Os membros inferiores e a articulação sacroilíaca são sítios frequentes. Pode ocorrer inflamação dos tendões e ligamentos, principalmente do tendão de Aquiles. Os dedos assumem aspecto de “salsicha”, devido à dactilite.

A conjuntivite é bilateral, geralmente mucopurulenta. As formas leves podem ocorrer e passam despercebidas. Há outras formas de acometimento ocular, como irite, iridociclite e ceratite.

A pele, as mucosas e as unhas podem ser afetadas, inclusive com manifestações cutâneas típicas. O coração também pode ser acometido.

Publicidade