Índice deste artigo:

 DiabetesA ejaculação é um conjunto de fenômenos neuromusculares que permite a progressão do sêmen em direção ao meato uretral. Do volume total, 10% provêm dos testículos; 15% a 30%, da próstata; e cerca de 50% a 80%, das vesículas seminais. As disfunções ejaculatórias são as mais comuns das desordens sexuais no homem, sendo a mais importante e comum a ejaculação precoce (EP) ou rápida.

Em todas as definições vemos que está relacionada com uma ejaculação involuntária, com estímulo sexual mínimo. Em grande parte das vezes, em até 60%, está associada com a DE. A incidência da ejaculação precoce é bastante variável nos estudos, porém demonstra ser o maior transtorno sexual na população.

As causas da EP ainda não estão totalmente esclarecidas. Uma das principais hipóteses é a da etiologia psicológica. A ansiedade tem sido considerada como o principal fator etiológico. Também a abstinência sexual mais prolongada pode estar associada com esse tipo de disfunção.

Alguns outros fatores demonstraram estar associados com a EP, tais como: primeiras experi-ências sexuais traumáticas; hipersensibilidade peniana; reflexo ejaculatório mais excitável e algumas alterações hormonais.

Publicidade