Índice deste artigo:

Autoexame das mamaO câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo e o mais comum entre as mulheres. No Brasil, o câncer de mama representa a maior causa de morte por câncer entre as mulheres. Estima-se que em 2008, aproximadamente 50.000 novos casos de câncer de mama serão diagnosticados e 10.000 mulheres morrerão em decorrência da doença.

Os altos índices de mortalidade ocorrem principalmente devido ao diagnóstico tardio da doença (60% dos casos). Entretanto, quando diagnosticado em fases iniciais da doença, o câncer de mama tem grande chance de cura ou mesmo de aumentar a perspectiva e a qualidade de vida da mulher, pois o tratamento adequado pode ser iniciado precocemente.

Fazem parte da detecção precoce do câncer de mama o autoexame, o exame clínico realizado pelo médico e o rastreamento mamográfico, métodos esses, que se complementam para o diagnóstico. O autoexame das mamas não deve ser empregado como estratégia isolada para o diagnóstico precoce da doença. A literatura científica internacional é conflitante com relação ao impacto que o autoexame exerce na detecção e mortalidade do câncer de mama. No entanto, em nosso país, a prática do autoexame deve ser estimulada e ensinada às mulheres, pois os exames de imagem, como a mamografia, ainda são inacessíveis para a maioria das mulheres brasileiras.

Publicidade