A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta segunda-feira (17) a suspensão da venda de quatro suplementos alimentares para atletas. A medida, publicada no Diário Oficial da União, é válida em todo o território nacional e já está em vigor.
Entre os produtos que tiveram a sua venda proibida está o Alimento para Atletas, da marca ISOFAST-MHP, fabricado por Maximum Human Performance Inc. Segundo a Anvisa, a suspensão deve-se ao fato de que o suplemento apresenta aminoácidos de cadeia ramificada e por ele não se enquadrar em nenhuma das classificações previstas pela agência.
O Suplemento de Cafeína para atletas da marca ALERT 8-HOUR-MHP, também fabricado por Maximum Human Performance Inc., é o segundo produto da lista dos suspensos. A justificativa dada pelo órgão regulador brasileiro é que o suplemento contém taurina na sua composição, o que é proibido.
O terceiro produto suspenso foi o Carnivor, fabricado por MuscleMeds e distribuído por Nutrition Import Comércio Atacadista de Suplementos Ltda. Além de conter as substâncias glutamina alfa-cetoglutarato (GKC), ornitina alfa-cetoglutarato (OKG), alfa-cetoisocaproato (KIC), que não foram avaliadas quanto a sua segurança, ele apresenta teores de vitamina B12 e B6 acima da dose diária recomendada.
O quarto e último produto da lista de suplementos proibidos é o Probolic-SR-MHP, fabricado pela Maximum Human Performance Inc. A razão pela proibição é a falta de comprovação de segurança de uso.
Fonte: Agência Brasil