Você planeja viajar para Pernambuco ou para o Ceará nos próximos dias? Então fique atento, pois ambos os estados vêm registrando um aumento no número de casos de sarampo. Por essa razão, a Secretaria da Saúde de São Paulo resolveu emitir um alerta sobre a importância da imunização com até 10 dias de antecedência na viagem para os dois locais.
Considerada a medida de prevenção mais segura e eficaz contra doenças como o sarampo, a rubéola e a caxumba, a vacina tríplice viral está disponível de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo calendário, a primeira dose deve ser aplicada aos 12 meses de idade e a segunda entre quatro e seis anos. Para adultos que não foram imunizados, a vacina também está disponível e é indicada para os nascidos a partir de 1960.
De acordo com o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria, Marcos Boulos, os casos de sarampo são mais comuns na infância, mas nos adultos e crianças menores de um ano de vida os riscos de complicações costumam ser maiores. "A vacina ainda é a forma mais segura de prevenção", afirma.
No ano passado, o sarampo esteve presente em diferentes regiões do mundo, causando mortes em países como Paquistão e Nigéria, além de milhares de casos na China, Turquia, Rússia, Geórgia, Gabão, Reino Unido e Estados Unidos. Apesar de não registrar circulação endêmica do vírus, São Paulo teve, em 2013, cinco casos de sarampo.
A doença
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e que é transmitida pelo contato com uma pessoa infectada ao tossir, espirrar ou falar. Além disso, têm sido observados alguns casos de transmissão relacionados à dispersão de gotículas em locais fechados, como creches, escolas e clínicas médicas.
As primeiras manifestações do sarampo são mais acentuadas logo nos primeiros dias após o contágio. Já os seus principais sintomas são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e aparecimento de inflamações avermelhadas na pele.