Uma medida anunciada nesta semana pelo governo de São Paulo irá beneficiar mulheres paulistas com idade entre 50 e 69 anos. A partir da segunda quinzena de fevereiro, elas poderão fazer, gratuitamente, exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem precisar ter o pedido médico em mãos.
A medida inédita do governo paulista faz parte do programa 'Mulheres de Peito', que visa ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama. Para que isso seja possível, mais de 300 serviços de saúde com mamógrafo, entre Ambulatórios Médicos de Especialidades, hospitais e clínicas conveniadas, estarão à disposição.
"O Programa tem entre seus principais objetivos não só suprir a demanda reprimida, mas também diminuir o tempo de espera para a realização de mamografia. Com essa ação, o governo do Estado quer aumentar a cobertura do exame entre mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos, estimular o rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento", afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde.
Para poder ter acesso gratuito aos exames, vale lembrar que a mulher precisa estar no seu mês de aniversário. Em 2014, serão beneficiadas apenas as mulheres que nasceram em anos pares, enquanto aquelas dos anos ímpares poderão agendar a sua mamografia no ano que vem.
O agendamento será feito por meio de um call center da secretaria. A previsão é de que a mamografia seja realizada ainda no mês de aniversário da paciente ou, no máximo, em até 45 dias após a solicitação do exame. Caso seja detectada alguma alteração ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.