Você sabia que o cérebro humano pode ser comparado a um disco rígido de computador? É o que uma recente pesquisa publicada na revista científica Journal of Topics in Cognitive Science sugeriu ao analisar a lentidão do cérebro dos idosos causada pelo excesso de informação acumulado ao longo dos anos.

De acordo com o estudo, baseado em testes de computador realizados na Universidade de Tübingen, na Alemanha, o nosso cérebro funciona como uma espécie de disco rígido de um computador, repleto de informações e que exige mais tempo para acessar informações. A tese contradiz a opinião de grande parte da comunidade médica, que acredita que as conexões cerebrais prejudicadas com o avanço da idade são as responsáveis pela lentidão.

"O cérebro humano funciona mais devagar com a idade, mas somente porque nós acumulamos mais informação com o passar do tempo. O cérebro das pessoas mais velhas não fica mais fraco. Pelo contrário, ele simplesmente sabe mais", afirma o responsável pelo estudo Michael Ramscar.

Para comprovar a tese que defende, a equipe liderada por Ramscar programou um computador para ler uma determinada quantidade de dados por dia, além de aprender novas palavras e comandos. Ao instruir o computador a processar uma quantidade maior de dados, o seu desempenho nos testes cognitivos assemelhou-se ao de um adulto.

No entanto, ao passo que foi exposto a uma maior quantidade de comandos e novas palavras, o dispositivo teve uma performance semelhante à de um indivíduo mais velho. E foi isso que levou os cientistas a concluírem que a maior lentidão da máquina não estava associada a uma eventual redução de sua capacidade de processamento, mas sim a uma ampliação da base de dados do computador, que demandava mais tempo para o processamento de dados.

"Imagine alguém que saiba as datas de aniversário de duas pessoas diferentes e consiga lembrar-se delas de maneira quase perfeita. Você realmente diria que essa pessoa tem memória melhor do que outra que sabe o aniversário de 2 mil pessoas, mas só consegue dizer a data certa uma vez a cada dez tentativas?", questionou Ramscar.

 

Fonte: BBC

Publicidade