Mascar chiclete é um hábito que faz mal aos nossos dentes? Essa é uma questão recorrente e que nos faz acreditar que sim, especialmente quando a referência é o açúcar que as gomas de mascar contêm. No entanto, alguns estudos recentes demonstraram exatamente o contrário.

Apesar de gomas de mascar muito grandes oferecerem riscos de sufocamento, principalmente para crianças pequenas, alguns tipos do produto são benéficos, segundo a Associação Americana de Odontologia. Em declaração de esclarecimento, a organização destacou o resultado de pesquisas recentes, que mostraram que o hábito de mascar chiclete sem açúcar após as refeições, durante 20 minutos, ajuda na prevenção de cáries.

Após as refeições, alguns ácidos são produzidos com a finalidade de decompor o alimento que fica retido nos dentes. Ao mascar um chiclete sem açúcar, porém, há um aumento do fluxo da saliva, que ajuda a neutralizar e eliminar esses ácidos. "Com o tempo, o ácido pode decompor o esmalte do dente, criando condições para o surgimento das cáries", afirma a organização em sua declaração.

Além de ajudar na neutralização do ácido, a quantidade extra de saliva produzida pelo ato de mascar chicletes traz substâncias, como cálcio e fosfato, que ajudam no fortalecimento do esmalte. Tais benefícios também são oferecidos pelas gomas de mascar com açúcar, apesar da substância aumentar a produção de ácidos.

Embora necessite de mais estudos para comprovar tais benefícios, a Associação Americana de Odontologia deu o seu selo de aprovação para algumas gomas de mascar sem açúcar. Atualmente, o produto é classificado como alimento pela FDA, órgão que fiscaliza e regula alimentos e medicamentos nos Estados Unidos.

 

Fonte: Associação Americana de Odontologia

Publicidade