A prática de atividade física pode trazer inúmeros benefícios à saúde, especialmente à dos idosos. É o que confirma um estudo realizado pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) com dois grupos de pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

O primeiro grupo avaliado na pesquisa, de 48 idosos com idade média de 79 anos, praticava exercícios físicos regularmente, enquanto o outro grupo, de 44 pacientes, era sedentário. Segundo os resultados apresentados, aqueles que adotavam hábitos mais saudáveis reduziram em até 35% a procura por atendimento médico na comparação com os outros pacientes.

Para o especialista em medicina do esporte e coordenador do estudo, Dr. Samir Salim Daher, a prática de exercícios físicos evita a ocupação de leitos hospitalares e procedimentos de maior complexidade, além de trazer incontáveis benefícios à saúde nessa faixa etária.

"Para um hospital do tamanho e da importância do HSPE, onde 60% dos pacientes internados são da terceira idade, a prevenção pode beneficiar outras pessoas que necessitam de atendimento médico", revelou Samir, por meio de nota.

Segundo o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães Júnior, os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com internações de pacientes idosos chegam a um terço do total dos investimentos, ainda que a população idosa corresponda a apenas 12,4% de todos os habitantes. Dessa forma, as medidas de prevenção, como a realização de atividade física, ganham um destaque especial.

O secretário acrescenta ainda que, atualmente, 76% dos idosos fazem uso do sistema público de saúde. "Nós não vamos resolver a questão dos idosos somente com geriatras. Existem 400 ou 500 profissionais geriatras no Brasil. Nós vamos precisar de muito mais, mas não é só isso que vai resolver o problema", destacou Helvécio.

 

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Publicidade