O diagnóstico precoce sempre foi colocado como um dos principais responsáveis pelo aumento das chances de cura em diversas doenças. Ainda assim, muitos homens adiam a sua ida ao médico, o que dificulta muitos tratamentos. Pelo menos é o que aponta um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo, divulgado na última semana.
Segundo a pesquisa, 70% dos homens que procuram um consultório médico o fazem por influência dos filhos ou da mulher. Além disso, outros números do levantamento apontam que mais da metade desses pacientes adiam as suas idas ao médico, chegando com doenças que já estão em estágio avançado.
De acordo com o coordenador do centro, o médico urologista Joaquim Claro, o atraso em buscar ajuda médica chega ao ponto de muitos pacientes precisarem passar por intervenções cirúrgicas. "O homem precisa manter cuidados mínimos, realizando check-ups de forma periódica pelo menos uma vez ao ano. Isso porque, com o envelhecimento, os problemas começam a ser, se não mais frequentes, pelo menos mais preocupantes", ressalta.
Entre as principais justificativas apontadas pelos pacientes entrevistados para adiar a busca por ajuda estão o preconceito, a falta de tempo e a sensação de invulnerabilidade às doenças. Outro dado importante revelado pelo estudo foi que os homens só cederam ao apelo dos familiares a partir do momento em que a dor ou o incômodo passaram a atrapalhar as rotinas.
O urologista e coordenador do centro destacou ainda que as consultas e os exames de rotina precisam ser mais frequentes a partir dos 40 anos. A partir dessa idade, os problemas de saúde mais comuns são o câncer de próstata, alterações hormonais, crescimento benigno da próstata, cálculos renais e problemas nos rins e na bexiga, que podem levar ao câncer.
Serviço
O Centro de Referência em Saúde do Homem de São Paulo realiza atualmente mais de 3 mil consultas e 310 cirurgias por mês, sendo considerado o maior centro de saúde especializado da América Latina. Ele é também o primeiro centro com atendimento voltado para o público, além de referência nacional no tratamento de cálculo renal e do aumento benigno da próstata.
Centro de Referência em Saúde do Homem
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2651 - Jardim Paulista
Fonte: Agência Brasil