A rotulagem de alimentos industrializados no Brasil não é ideal. Quem defende a ideia é a Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI), que em 2009 chegou a elaborar as bases de uma nova norma de rotulagem, referindo-se aos mesmos padrões adotados nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Apesar de ter determinado que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotasse de imediato uma padronização que privilegiasse o consumidor e a informação, a Ação Civil Pública está atualmente suspensa na Justiça Federal, segundo informações do vice-presidente da ASBAI, Dr. José Carlos Perini.

"Alimentos como crustáceos, clara de ovo e amendoim podem afetar mais do que 1% da população, causando reações anafiláticas graves em alguns indivíduos, podendo levar à morte, e traços desses alimentos não têm destaque na rotulagem", ressalta José, que defende uma melhor rotulagem de alimentos, com informações em linguagem clara e de fácil leitura, a fim de favorecer o consumidor, principalmente o alérgico.

Ainda de acordo com o vice-presidente da ASBAI, embora o país tenha uma extensa regulamentação da rotulagem, ela está desatualizada e não atende ao interesse da população. Já com a nova normatização definida na Ação Pública, a Anvisa seria obrigada a adotar padrões atualizados de informações não só em alimentos industrializados, mas também em cosméticos e medicamentos.

 

Sobre a ASBAI

A Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia existe desde 1972. É uma entidade sem finalidade lucrativa, de caráter científico, cujo objetivo é promover o estudo, a discussão e a divulgação de questões relacionadas à Alergologia e à Imunologia Clínica, além da concessão de Título de Especialista em Alergia Clínica e Imunologia a seus sócios, de acordo com convênio celebrado com a Associação Médica Brasileira. Atualmente, a ASBAI tem representações regionais em 21 estados brasileiros.

 

Serviço

Site: www.asbai.org.br

twitter: @asbai_alergia

facebook: Asbai alergia

 

Fonte: Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia

Publicidade