Você já ouviu falar de Barretos, município localizado no interior do estado de São Paulo? A cidade, conhecida nacionalmente pela sua festa do peão, também tem outro motivo do que se orgulhar: o seu Hospital de Câncer, referência médica no mundo, e o maior da América Latina no tratamento de neoplasias.
Equipado com os mais modernos equipamentos, o Hospital de Câncer de Barretos tem um dos três IRCADS (Centro de Estudo de Cirurgia Robótica) reconhecidos no planeta, responsável por aplicar tecnologia em cirurgias menos invasivas. Além disso, o hospital conta ainda com o maior banco de células cancerígenas do país, usado para estudos e pesquisas.
Apesar de receber anualmente pessoas dos 27 estados do país, atendidas 100% gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a cidade possui um problema logístico: o seu único acesso é rodoviário. Ainda assim, pessoas mostram-se dispostas ao sacrifício, viajando horas e dias para buscar o melhor tratamento no interior paulista.
Para encontrar uma melhor solução para o problema, o Hospital de Câncer de Barretos lançou uma campanha, o "Voo contra o Câncer". A fim de chamar a atenção das companhias aéreas para a necessidade de criar voos para a cidade, o hospital tem buscado mobilizar pessoas por meio da internet, mais especificamente por um aplicativo para a rede social Facebook.
A campanha
Apesar da mobilização, muitos podem se perguntar: de que adianta atrair a atenção das empresas, se não há estrutura de aeroporto? É aí que há um engano. Em Barretos existe um aeroporto, localizado a apenas 8 quilômetros da cidade, mas que não recebe voos comerciais. O local, inclusive, conta com uma pista de pouso maior do que a do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Se você se interessou pela mobilização e também quer ajudar o hospital a convencer as companhias aéreas a criar voos para a cidade, visite o site da campanha e "garanta a sua vaga no avião", que nada mais é do que uma forma de mostrar que apoia a causa. Vale lembrar que a passagem é apenas simbólica.
O link da campanha "Voo contra o Câncer" pode ser acessado aqui.