Os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde são mais do que reconhecidos cientificamente. Para reforçar essa tese, uma nova pesquisa, desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, verificou que trabalhar à noite pode trazer mais riscos à saúde, como obesidade e doenças cardiovasculares.

De autoria da educadora física Elaine Cristina Marqueze, o estudo avaliou os horários de trabalho e tempo de duração do sono de motoristas de caminhão de uma empresa na cidade de São Paulo. Pelos resultados, o que se pôde constatar é que há grandes diferenças na saúde daqueles que dirigem durante o dia e daqueles que o fazem durante a noite.

Além de apresentarem níveis de colesterol mais elevados e alterações nos hormônios reguladores do apetite, os caminhoneiros do período noturno tiveram um Índice de Massa Corpórea (IMC) 2 quilogramas por metro quadrado acima daqueles que trabalham durante o dia. "Essa é uma diferença muito significativa, porque não estamos falando de peso absoluto, e sim de um índice calculado através de uma fórmula que relativiza peso e estatura", explica Elaine.

Ainda de acordo com a pesquisa, trabalhadores de períodos irregulares praticavam mais atividades físicas do que aqueles que trabalhavam durante o dia, um dado que a princípio pode parecer discordante com o que diz o estudo, mas na verdade apenas reforça a importância do sono para a nossa saúde.

"Somos seres de hábitos diurnos. Nosso organismo não é preparado para ficar acordado à noite e dormir durante o dia, já que de dia temos um sono fragmentado, com muitas interrupções e normalmente com uma menor duração", destaca a educadora física.

Outro dado importante a ser levado em consideração é a alimentação desses trabalhadores irregulares, que ocorre durante a noite. Neste período, a digestão dos alimentos é considerada reduzida, levando a um acúmulo de tecido adiposo, que funciona como depósito de reserva de gordura e produz um hormônio chamado leptina, que dá sensação de saciedade e regula o nosso apetite.

 

Fonte: Agência USP

Publicidade