O governo brasileiro anunciou na quarta-feira (13) a ampliação dos serviços prestados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Segundo o Ministério da Saúde, investimentos financeiros que somam R$ 28,5 milhões serão empregados na qualificação, custeio e manutenção de toda a Rede Saúde Toda Hora do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre os dezenove municípios de sete estados que estão sendo beneficiados, oito deles receberão recursos complementares para o custeio e manutenção de UPAs 24 horas de porte 1, 2 e 3. São eles os municípios de Uberaba (MG), Rio Branco (AC), Fortaleza (CE), Tucuruí e Belém (PA), Ourinhos, Santa Isabel e Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
Além dos investimentos nas UPAs, outros dez municípios da região sudoeste do Paraná receberão incentivos para a implantação de Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA) do SAMU. Por fim, no Rio de Janeiro, a cidade de Niterói receberá recursos para a qualificação de suas USBs, USAs e motolâncias, veículos de intervenção rápida que agilizam o atendimento emergencial.
As urgências e emergências das UPAs, aliás, têm sido os principais alvos de reorganização da Rede Saúde Toda Hora. Para isso, o Ministério da Saúde quer traçar novas estratégias para o atendimento prestado pelos SAMUs, redefinindo o fluxo de prestação de serviços e encaminhando os pacientes aos serviços de saúde mais adequados à situação.
Para conhecer a relação completa das cidades beneficiadas e os valores dos investimentos, acesse o link: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/9311/162/ms-libera-r$-285-milhoes-para-ampliar-upa-e-samu.html
Fonte: Ministério da Saúde