Uma iniciativa conjunta do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Instituto do Coração (Incor) pode auxiliar a população a ter uma alimentação mais saudável. Por meio de um aplicativo disponível para download na internet e em dispositivos móveis, o programa "Meu Prato Saudável" pretende indicar opções de pratos menos calóricos e mais saudáveis a usuários de todo o país.

"O usuário pode fazer uma busca de todos os alimentos e conhecer as suas propriedades nutricionais e a sua classificação por grupo de alimentos. Isso permite que a pessoa faça um acompanhamento mais personalizado", explica Elisabete Almeida, coordenadora do projeto "Meu Prato Saudável".

Ao fazer o download do aplicativo, o usuário tem a possibilidade de adequar os ingredientes que já fazem parte do seu dia a dia a fim de obter uma alimentação com menor valor calórico e maior valor nutricional em suas refeições diárias, como no café da manhã, almoço e jantar. A partir dessa função, são comparados também os valores nutricionais conforme o perfil de cada usuário, em critérios como sexo, peso e idade.

Com média aproximada de mil downloads diários, a tecnologia permite ainda ao internauta o compartilhamento de fotos das refeições, que são classificadas em uma espécie de "ranking" que avalia a pontuação de cada refeição. Enquanto isso, no site do programa "Meu Prato Saudável", o usuário tem acesso a dicas de receitas e sobre como manter-se saudável.

Disponível atualmente para dispositivos iPhone e iPad, a tecnologia em breve estará presente em outros smartphones e tablets e tem como meta alcançar toda a população brasileira até 2014, quando será realizada a Copa do Mundo. Com o programa, os idealizadores pretendem ainda mudar os hábitos alimentares da população, evitando doenças relacionadas à má alimentação, como hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares.

 

Fonte: Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo

Publicidade