Uma decisão inusitada chamou a atenção dos brasileiros na última segunda-feira (14). Naquele que é conhecido como o "país do carnaval", o prefeito Rubens Bomtempo, do município de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, anunciou que a festa tradicional na sua edição de 2013 não será custeada pela prefeitura.

Segundo a medida, os repasses de mais de R$ 1 milhão que iriam para o desfile das escolas de samba serão investidos na área da saúde. A decisão foi tomada em conjunto durante reunião com o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Juvenil dos Santos, e representantes das escolas de samba e blocos de carnaval, que compreenderam a situação e a aceitaram.

Apesar do remanejo das verbas, que impedirá investimentos na montagem de estruturas como arquibancadas, Juvenil afirma que nada impede que os blocos saiam às ruas e desfilem pela tradicional Rua do Imperador.

"Não estamos cancelando o carnaval da cidade, só não iremos repassar os recursos, que serão encaminhados para um setor que está em estado de calamidade e precisa de todo o empenho e recursos financeiros. Estamos pensando no bem-estar da população. Tivemos a adesão espontânea das agremiações", afirma Santos.

Diretora de patrimônio da Escola de Samba Independente de Petrópolis, Marilda da Silva Antunes elogiou a atitude do prefeito de sua cidade. "A saúde do município está um caos e precisa de todo o apoio. Não é justo realizarmos uma festa, enquanto os hospitais estão sem leitos e sem remédios", justifica.

 

Fonte: Agência Brasil

Publicidade