A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou ontem (14) a suspensão de 225 planos de saúde administrados por 28 operadoras. Até o mês de março, a venda dos planos suspensos está proibida em todo o país, podendo ser prorrogada em caso de reincidência.

Segundo a ANS, a decisão de proibir a venda dos planos deve-se ao descumprimento dos prazos para o agendamento de consultas, cirurgias e exames. Porém, a agência ressalta que aqueles que já são beneficiários dos planos suspensos não serão prejudicados, já que a decisão vale apenas para impedir que as operadoras comercializem novos planos.

De dezembro de 2011 até janeiro de 2013, período em que foi realizado o monitoramento, 16 operadoras não cumpriram os critérios determinados pelo governo e foram reincidentes, o que determinará uma abertura de processo para a correção dos problemas. Já as outras 12 operadoras suspensas e que não são reincidentes deverão assinar um termo de compromisso que visará a redução do número de reclamações.

Em outubro do ano passado, 38 operadoras tiveram os seus planos de saúde suspensos pela ANS, sendo que apenas 18 melhoraram os seus resultados e puderam voltar a comercializar cerca de 45 planos de saúde.

Para conferir a lista completa das operadoras suspensas e dos planos de saúde que estão proibidos de serem comercializados, acesse o site da ANS.

 

Fonte: Agência Brasil

Publicidade